quinta-feira, 27 de outubro de 2011


O que se aprende no ensino médio sobre noções básicas que todo cidadão deveria ter sobre direito de consumidor, mercado financeiro, sobre os passos necessários para se abrir uma microempresa ou mesmo gestão de finanças pessoais? Porque as mitocôndrias, estruturas celulares responsáveis pela produção de energia dentro da célula, estudadas em biologia, são mais importantes do que esses temas? Porque saber a diferença entre o complemento nominal e o adjunto adnominal toma o lugar de conhecimentos básicos sobre empreendedorismo?

Que empresários são apresentados como modelos de pessoas que venceram diante das adversidades, que começando do zero, como modelos inspiracionais para jovens com a vocação para empreender, com finalidade de equipar os alunos atraídos por criar os seus empreendimentos?

Ao contrário, muitas vezes o empresário é apresentado, equivocadamente de forma GENERALIZADA, como o explorador das classes menos favorecidas e não como o indivíduo que empenhou um capital de risco, muitas vezes a um custo altíssimo, com as maiores taxas de juros do planeta, em prol da realização de um projeto sonhado e idealizado por ele, e que por conta disso, gerou empregos e contribuiu com a arrecadação de impostos. Esta distorção desestimula as novas gerações.

Quem são as referências de nossos jovens? O pagodeiro, o jogador de futebol, o traficante, o artista que morreu antes da hora porque fumou maconha demais? A Universidade forma apenas futuros empregados que chegam cada vez mais despreparados no mercado, mas nem sequer estimula os que demonstram alguma vocação para pensar fora da caixinha e que sonham em se tornar futuros empreendedores.

Eu não acredito que alguma coisa vá mudar no sistema em menos de 20 anos. Ou você muda pela sua própria decisão ou você será um a mais dentro deste esquema de produção em série de seres humanos com potenciais subutilizados.

Não me pergunte o que fazer. Quando você, DE VERDADE, começar a se incomodar com o quanto este contexto agride o seu futuro, você também vai começar a produzir soluções práticas e não ficará um dia sequer sem buscá-las até encontrá-las. Esta é a diferença dos que se conformam e assistem passivamente cada segundo que passa sendo desperdiçado...

Se não houver uma CRISE interior, vc não terá razões para romper com alguns esquemas para promover as mudanças no exterior que vc tanto deseja. Em 20 anos, não foram poucas as vezes que eu presenciei pessoas dando uma guinada em suas vidas em apenas um ano. Antes da guinada ocorrer, parece que ela nunca vai chegar. É assim mesmo...

Geração de Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário