quarta-feira, 7 de março de 2012

A Vida não é uma Luta


Olá pessoas, bom dia, boa tarde, boa noite.
Alguem ja deve der dito para você, que conseguir algo na vida é preciso muito esforço ? então leia este abaixo:
Você encara a vida como uma luta?
Você valoriza os esforços das pessoas?
Você fica em permanente esforço para mudar as coisas?
Você acredita que a vida é difícil?
Acha que para uns é tudo fácil mais para você é bem diferente?
Você é esforçado?
São muitas as pessoas que vivem se esforçando na vida e no trabalho devido a mecanismos auto-sabotadores do “seja esforçado”. Acham que estão fazendo o certo, o melhor, mas cadê  os resultados? Valorizam mais o esforço do que o resultado e acabam achando a vida, o patrão, a empresa e o mundo injustos, afinal eles se esforçam tanto.
O que não percebem é que focam mais em carregar tijolos do que construir uma escola. Não entendem que o mundo, a sociedade, as empresas necessitam de pessoas que geram resultados e não necessariamente esforços.
Vivem dizendo a si mesmos: “Seja esforçado, não descanse, tenha coragem”. “Só tente mesmo que não consiga, só tente”. “Não precisa fazer até o fim, é difícil”, “tudo custa muito esforço”, “não consigo terminar”. Quem consegue trazer bons resultados com esse diálogo interno?
Assim o resultado de seu trabalho é sempre moroso, lento e estafante. No início da semana a pessoa já está cansada e posterga tarefas e decisões quando decide já é por pressão. Geralmente possui a comunicação difícil, rodeia para falar o que quer e gera confusão na equipe. Cria barreiras para o alcance de resultados e muda de rumo quando está “chegando lá”.
Essas pessoas mediante tanto esforço acabam sendo repetitivos e pouco objetivos, acabam tendo dificuldade de entender as coisas, não gostam de passar instruções e tem a sensação de que isso é difícil e acabam não delegando, centralizam as coisas e se tornam um “gargalo” para o andamento das coisas e o atingimento de resultados.
Reconhecem-se os esforçados pelas respostas que mais das perguntas: “não sei”. “Não posso”, “não consigo” ou “vou tentar”.
Se você vive assim, pode ser interessante deixar de seguir esse modelo de comportamento do esforçado, saber que o esforço não mede o valor das coisas e que você pode fazer e concluir as coisas que inicia ao invés de ficar se esforçando. Lembre-se a vida não é uma luta e você pode ser objetivo e simplificar a vida.
Fixe metas razoáveis e um plano simples e eficaz para alcançá-las, você pode fazer, é capaz e se permita sentir satisfação de terminar uma tarefa ou alcançar um objetivo mesmo que pequeno.
Lembre-se que os resultados têm valor, mas esforços desnecessários é perda de tempo, de produtividade e de eficiência. Pense Nisso!
um grande abraço
Flavio Souza
Trainner Coach – Consultor – Palestrante

Nenhum comentário:

Postar um comentário