quarta-feira, 21 de março de 2012

Pena de Si Mesmo


PENA DE SI MESMO, um grande PERIGO!
Ter pena de si mesmo, é se colocar voluntariamente numa situação de fragilidade e inferioridade, subestimado sua capacidade de realização. Existe um padrão de ‘pena & incapacidade’, que reforçado nos estagna e compromete as conquistas importantes. Este padrão gasta um tempo enorme na construção de argumentos e motivos para nos entristecermos e nos sentirmos vítimas de algo absolutamente natural: As dificuldades. Sabemos que muitas vezes elas é que são as molas que nos impulsionam e que certamente valorizam nossas vitórias. Se fosse fácil que graça teria? Não digo que receber algo fácil seja ruim a curto prazo, mas o que vemos a longo prazo, e que um ditado popular bem antigo profetiza, é que: ‘O que vem fácil, vai fácil’ – já parou para pensar o porque?
As pessoas bem sucedidas não vivem a se queixar de suas condições desfavoráveis, elas saem em busca de condições favoráveis, e se não encontram, se esforçam para criá-las. Quem acreditar que a vida é um jogo de sorte vai perder sempre.
Pensamentos interno de Autopiedade:
- Estou mal, não tenho forças para reagir.
- Ninguém vê como estou sofrendo?
- Não aparece ninguém para me ajudar! tem que aparecer alguém.
- Eu tenho tentado de tudo, mas tem algo me prendendo, me atrapalhando.

Quando temos pena de nós mesmos, de forma inconsciente achamos que teremos atenção e ajuda. Isso vem da infância, nesta fase quando algo ruim acontecia, sempre vinha alguém em nosso socorro. Só que na maturidade isso inverte, o “estado de coitadinho” afasta as pessoas, e nos coloca cada vez mais longe de realizar nossos objetivos. Parece absurdo pensar que alguém queira manter-se em sofrimento. Mas é o que acontece.
O QUE FAZER? – Nestes momentos a solução é ter Pensamos Construtivos de Amor Próprio:
- Algo de ruim aconteceu, como faço para resolver (melhorar)?
- Errei! Tudo bem, sem problemas, o que posso fazer para acertar? (focar na solução ao invés de focar no problema)
- Tá doendo, mas não vou ficar aqui parado. Qual é o remédio para aliviar a dor?
- Não deram muito certo as minhas ideias, mas só erra quem tenta fazer alguma coisa. O que posso fazer diferente para acertar ?
Saber que você pode fazer diferente, e pode buscar os recursos que te auxiliem, é a solução para nos reerguermos diante das situações difíceis. Tendo consciência da sua capacidade de superação, mantendo a certeza da realização e da concretização dos seus ideais, e é o que te ajuda a perseverar. Claro, que às vezes ficamos estremecidos e fragilizados diante de uma determinada situação, talvez seja preciso um tempo para se refazer, mas de forma alguma devemos nos entregar e nos apiedar de nós mesmos.
Tem um dia ditado que se encaixa bem aqui. ‘Você não pode impedir que o urubu passe por cima de sua cabeça de vez em quando, mas pode e deve impedir que ele faça um ninho nela’

Nenhum comentário:

Postar um comentário