segunda-feira, 8 de outubro de 2012

UMA VEZ OUVI UMA HISTÓRIA QUE ERA MAIS OU MENOS ASSIM

UMA VEZ OUVI UMA HISTÓRIA QUE ERA MAIS OU MENOS ASSIM:

Um camponês procurou um sábio para pedir uma ajuda a respeito de sua frustração por viver numa casa muito pequena e apertada.

O sábio disse a ele que poderia ajudar, mas que ele teria que cumprir a risca todas as suas orientações durante três meses. O camponês concordou e assumiu este compromisso. 

Para primeira reunião, o camponês foi preparado para uma terapia especial, quem sabe uma regressão ou até para alguma técnica transcendental além de sua compreensão. Mas para sua surpresa, a primeira sessão não passou de 5 minutos. O sábio disse a ele assim: 
"Bem, vamos começar colocando uma vaca dentro de seu quarto. Por favor, volte na semana que vem no mesmo horário". Estendeu a mão se despedindo...

O camponês não entendeu nada e ficou indignado com o simplismo do sábio, mas como se comprometera em cumprir a risca tudo que ele mandasse por três meses, executou, ainda que contrariado, a ordem do sábio e conviveu com a vaca em seu quarto por uma semana. Ali ela comia, fazia suas necessidades fisiológicas e eventualmente mugia, atrapalhando o camponês dormir.

Na outra semana, a sessão foi ainda mais rápida. O sábio apenas pediu que ele colocasse 20 galinhas na sala. Na semana seguinte, o camponês chegou na sessão, depois de uma semana com uma vaca no quarto e 20 galinhas na sala, com olheiras como quem não havia dormido por toda a noite. Neste encontro, o sábio pediu que o camponês colocasse mais 15 patos no banheiro. E assim aconteceu a cada semana: 30 ovelhas na cozinha, 4 cavalos na varanda, 8 porcos no quarto de hóspedes, etc...

Chegando finalmente na última sessão, ao fim dos três meses acordados, o camponês estava enlouquecido com o cheiro e o barulho da bicharada em sua casa. A esta altura, no ponto de vista do camponês, o sábio não passava de um charlatão. Então, disse ao sábio:
"Ainda bem que esta é a última sessão, pois a sua técnica não está funcionando. Ela é um fracasso, pois eu estou ainda mais estressado, não durmo e não aguento mais essa situação". Chega!

O sábio olhou para ele calmamente e falou com um tom de voz bem baixinho: "Esta semana será diferente: Tire todos os bichos de sua casa e faça uma limpeza caprichada, abra as janelas e deixe a luz do sol entrar. Vou precisar de uma sessão extra na semana que vem". Virou as costas, despedindo-se. O camponês não perdeu tempo e correu para casa que a esta altura parecia a Arca de Noé, para tirar a bicharada de lá.

Na semana seguinte o camponês chegou todo sorridente, feliz e dizendo: "A minha casa inexplicavelmente aumentou de tamanho. Os quartos estão espaçosos, a cozinha arejada e tudo cheiroso e bonito. Muito obrigado pela ajuda. Estou feliz e impressionado com a sua eficiência!"

Sobre a conclusão, eu não vou mastigá-la pra vc. Reflita um pouquinho antes de começar a nova semana. Use a sua inteligência e sensibilidade para extrair deste texto algumas respostas que podem lhe deixar mais satisfeito com o que vc tem em suas mãos.

PS: Lembrando, satisfeito é completamente diferente de conformado.

BOA SEMANA A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário