sábado, 5 de março de 2016

Se a dança é "fazer passo" eu não sei dançar!

Se a dança é "fazer passo" eu não sei dançar!
Aí o aluno não sabe a diferença entre direita e esquerda vem te perguntar qual é o passo novo de dança que vou passar na aula...nem entro a fundo na questão se não a aula irá parar pro meu discurso entalado de 5 anos sair da garganta.. mas preciso falar algumas coisas pertinentes a didática do ensino da ARTE DE DANÇAR que evoluem paralelamente à aprendizagem motora:
* A dança é ARTE, portanto, ela comunica, exprime, manifesta, faz o outro sentir, te faz sentir... se ela não é fruto do pensamento e do sentimento por favor pare de fazer aula e dance zumba no kinect, mas não proponha uma composição fraca de verdade.
* O MC Bin Landen e a "música" ta traquilo tá favoravel" está entra as letras mais tocadas do ultimo mês enquanto Lenine...isso é tão irônico!! PENSE NÃO REPRODUZA!! que seja fazendo base explore o que há de melhor no seu movimento,procure possibilidades de locomoção diferenciadas com ele, fragmente-o ,alterne suas frentes, conhece-te a ti mesmo e saiba seus limites e suas potencialidades motoras para intencionalmente criar a liberdade poética.
* A dança não é passo mundo!!!!
os passos podem compor a dança, mas ela vai muito.... infinitamente alem disso!! Quando eu danço com um cavalheiro que gosta de dançar não de executar... percebo que ele me surpreende na caminhada, na poesia e musicalidade que explora nos movimentos mais simples..ele busca respirar comigo, enquanto outros acham que girar ate vomitar a dama é surpreendente... não é! Uma caminhada projetada, encurtada, interpretada à musica... explorada nas pausas ..isso faz a dama sorrir!
Cavalheiros que são assim e damas que são assim jamais param a dança quando "erram".. eles se divertem! Na verdade eles não erram eles criam o novo...sempre.. jamais param o fluxo do salão para "passar o passo" (pela mooor!!)
Faço aula de tango com uma turma avançada que faz aula há 9 anos.. entre sacadas, voleios, o que o povo mais se aperfeiçoa é??? a caminhada.. a base.. a estrutura solida e que permite a realização poetica dos movimentos com controle intencional comunicando sem usar palavras!! Isso é uma delicia!!!
* Respire... damas principalmente.. somos ávidas na dedução..dançar a dois é um diálogo não verbal! um pergunta o outro responde, e vice versa. A respiração auxilia no controle muscular e na consciência motora do que pretende realizar para que o "dialogo" dançante não vire " jiu jitsu" dançante.
* Escolha com cuidado seus professores de dança.. se eles são dos "passos" e se recusam a fazer aula de base observe.... se dão a cota do bolsa familia da dança.. necessários pra voce sair sorrindo e no final só conseguir dançar com as pessoas da academia dele..que sabem a cartilha dos "465 passos" que aprenderam... repense. A dança é mais democrática e acessível do que pensa, é de todos e pode ser de todos.
Por fim .. tenha compromisso em se fazer sorrir e ao outro.. isso já vale!!
Ah só pra falar..confesso que bem no comecinho enquanto aluna eu quis "passo" novo na aulas Emoticon tongue mas tive a honra de conhecer amigos e professores que me fizeram repensar as minhas verdades pre-concebidas.. do primeiro que teve a maior paciência do mundo comigo a quem dedico minha mudança hahaah tadinho kkk altos Fights Alexandre Camargo !! e aos queridos e tops de São Paulo.. Carolina Parpinelli FullMatheus BarrosRúbia Frutuoso FullErick Hespanha Karina Sabah Saba Ronaldo Bolaño Marcelo Cunha Vanessa Gallet .. meu muito obrigada! Emoticon grin

Nenhum comentário:

Postar um comentário