segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

7 benefícios de usar um caderninho no seu dia a dia Bel Pesce

7 benefícios de usar um caderninho no seu dia a dia

Acredito que todos os dias que vivemos são ricos de experiências e aprendizados, e para que que eu possa extrair ao máximo cada aprendizado, adotei um caderninho de anotações em 2006 — hábito que carrego comigo até hoje. Naquele ano, eu me mudei do Brasil para os Estados Unidos e fui atrás do meu grande sonho: estudar no MIT, uma das melhores faculdades de tecnologia do mundo. Naquela época, não existiam tantas invenções tecnológicas, então o caderninho físico foi comigo na bagagem.
Sabia que viveria grandes desafios e aventuras e resolvi começar meu caderninho por duas razões principais. A primeira delas era poder escrever as coisas que me tocariam no dia a dia e, com isso, não esquecer de nada. Assim, eu poderia compartilhar tudo o que estava vivendo com minha família e amigos. Imagina, em 2006 não havia sequer redes sociais como temos hoje. Aquela era uma forma que encontrei de trazer para perto quem estava longe através das anotações do meu dia a dia. O segundo motivo pelo qual comecei um caderninho foi para anotar aprendizados e depois poder revisar atentamente aqueles acontecimentos. Isso fazia com que eu aprendesse ainda mais com os momentos passados.
E foi interessante, porque quando comecei não tinha nada planejado. Eu apenas comecei a escrever porque acreditava que podemos aprender algo todos os dias e eu queria registrar aqueles aprendizados. Anotava de tudo: sobre como as coisas funcionavam, sobre como lidar com pessoas, sobre negócios, sobre o que aprendia na faculdade. O mais curioso é que esse hábito de escrever fez com que eu passasse a pensar mais sobre as coisas que faço. Aprendi a olhar mais atentamente para cada detalhe e a encontrar beleza em coisas que antes poderiam passar despercebidas.
Dez anos se passaram e este hábito de escrever em um caderninho ficou ainda mais presente em minha vida. Agora, compartilho aqui com vocês sete grandes benefícios o caderninho meu trouxe.
1) Quando escrevemos, vamos além do “o que”. Quando fazemos algo, pensamos somente naquilo que estamos fazendo. Mas quando escrevemos, pensamos além daquilo e passamos a reparar nos motivos que nos levaram para aquela ação e em como foi feito. Isso nos faz entender melhor nossas ações e as consequências em um nível completamente diferente. O caderninho nos permite entender as ações e as consequências simplesmente porque ao escrever focamos, acima de tudo, no “por que” e no “como”.
2) Quando escrevemos, entendemos melhor quem somos. O caderninho é uma grande ferramenta de autoconhecimento. As anotações são capazes de fazer com que você entenda aquilo que te faz bem, o que te energiza, o que você abomina. E entender isso nos ajuda a tomar decisões mais certeiras.
3) Conforme observamos as situações do dia a dia e anotamos as experiências, somos capazes de entender melhor a nossa relação as pessoas com as quais convivemos.
4) Ao colocar no papel os nossos desafios e conquistas, sendo fieis à realidade, temos uma visão mais clara sobre aquilo que somos capazes de alcançar.
5) Ao escrever nossas metas, começamos a pensar mais naquilo que desejamos e só pelo fato de escrever, passamos a articular as metas com mais eloquência. Esse exercício faz com que as metas pareçam mais fáceis de serem alcançadas. Além disso, ao escrever, pensamos nos passos necessários para alcançar aquilo e o caminho acaba ficando mais claro.
6) As anotações são um registro permanente do passado e evitam que aprendizados se percam. Isso faz com que você não esqueça o seu contexto. Ao ler as anotações, passamos a valorizar o passado, aprendemos novamente com aquilo e temos a possibilidade de ver o presente da forma como realmente é, nem pior e nem melhor. Com isso, somos capazes de planejar um futuro ainda mais completo.
7) O caderninho nos faz viver e reviver as experiências. A maior razão pela qual anoto as coisas é porque isso me permite sentir a vida e depois este sentimento é transformado em memórias que ficam registradas para sempre.
Em resumo: o hábito de escrever em um caderninho me faz sentir melhor o presente, pois anoto o dia a dia, me permite ter anotadas todas as experiências do passado, pois elas estão lá registradas para sempre e, em cima disso, consigo planejar melhor o futuro, pois penso com mais clareza em tudo o que estou vivendo e consigo olhar com mais nitidez para as oportunidades do dia a dia.
E você, tem o hábito de escrever um caderninho? Como que você usa o seu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário