domingo, 29 de janeiro de 2012

Vai abrir um negócio? 10 dicas de como a tecnologia pode ser usada a seu favor


Vai abrir um negócio? 10 dicas de como a tecnologia pode ser usada a seu favor

Para quem quer começar o próprio negócio, não há momento mais oportuno

26/01/2012 15:17h
Diminuir o tamanho das letras Aumentar o tamanho das letras
Para quem quer começar o próprio negócio, não há momento mais oportuno. Fatores como a estabilidade da economia brasileira, incentivos fiscais e a criação de um ministério próprio para as micro e pequenas empresas confirmam a boa fase. Por conta disso, publicações e artigos têm saído com grande frequência na mídia e lendo recentemente uma matéria no portal PEGN, que falava sobre 40 dicas para quem quer empreender, resolvi escrever algo mais sintetizado e focando apenas em tecnologia.

Confira as dicas:

1.   Escolha corretamente os equipamentos
Na contabilização dos investimentos que serão necessários para abrir um negócio, é impossível não considerar o gasto com computadores, servidores, notebooks ou tablets. Principais aliados na hora de manter o controle sobre o negócio, estas ferramentas merecem atenção na hora da compra. Se basear por preço e economizar pode significar gastar mais depois. Também, não se deve comprar um tablet se ele de fato não for necessário. Compre um equipamento que seja suficiente para o dia a dia da empresa (um escritório de arquitetura, que utilizará programas “pesados”, com certeza não terá o mesmo equipamento que um depósito de materiais precisa apenas para controlar o estoque e emitir NF) e, se precisará ir ao cliente, leve em conta a mobilidade. Não se esqueça do servidor, caso a empresa tenha mais de três usuários – facilitará na centralização de arquivos e será um equipamento que trabalhará para você.

2.   Dê atenção aos programas que vai utilizar
Assim como na escolha dos equipamentos, é necessário que as empresas utilizem os softwares corretos. Por isso, é necessário observara melhor opção para cada negócio. Escolher o melhor programa para o dia a dia do negócio não é fácil, seja ele um editor de textos ou um ERP. Porém, é fundamental analisar corretamente as soluções (e se possível testá-las) para evitar investimentos desnecessários ou arrependimentos futuros. Aqui cabe uma observação: independente do porte de sua empresa, nunca opte por software pirata, pois os problemas que ele pode trazer comprometerão o seu negócio.

3.   Selecione colaboradores pela internet
Atualmente, existem grandes portais na internet especializados na seleção de candidatos e disponibilização de vagas. Eles oferecem diversos serviços, como triagem de currículos de acordo com o perfil da vaga, testes online para os interessados, base salarial, entre outros. E o melhor é que para as empresas, normalmente, esses serviços são gratuitos, pois os portais cobram dos interessados pelas vagas e anúncio de seus currículos.

4.   Faça reuniões online
Sempre que possível, faça conferências pela internet. Isso evita deslocamentos desnecessários (ainda mais em grandes cidades), além de economizar tempo. Existem na internet serviços gratuitos, mas, às vezes, até mesmo os que são pagos são mais econômicos do que uma viagem, por exemplo.

5.   Utilize ferramentas de mensagem instantânea
Uma boa forma de diminuir os custos com telefonia é utilizar programas como o MSN ou o SKYPE para falar com clientes e fornecedores. Além do recurso de mensagem, alguns oferecem inclusive suporte para chamadas por VoIP, chats com mais de dois participantes, videochamadas, transferência de arquivos etc.

6.   Abandone o papel
Depois de pouco tempo de atividade, qualquer empresa já começa a acumular uma grande quantidade de papel – notas fiscais, contratos, guias de recolhimento – o que, de certa forma, traz custos adicionais para as empresas, já que alguns documentos devem ser armazenados por mais de dez anos. Manter esses documentos de forma digital traz economia e agilidade na consulta às informações, além de terem validade legal. Hoje, já existe no mercado soluções para as empresas de menor porte.

7.   Smartphones não são luxo
Hoje, até mesmo o preço não é mais desculpa para quem não possui um smartphone. Existem opções para todos os bolsos e com certeza o ganho de produtividade valerá a pena. Seja simplesmente controlando sua agenda e tarefas ou até para acessar remotamente o escritório, esse tipo de celular auxilia o empreendedor a manter o controle e a organizar o seu negócio. Há infinitos aplicativos que com certeza serão uma ajuda extra para sua empresa.

8.   E-commerce
Se você que abrir um comércio, invista em uma loja virtual e conquiste mais clientes. Atualmente, o número de usuários conectados no Brasil, e com acesso à banda larga, não para de aumentar e são sem dúvida um grande atrativo. Além disso, estudos de mercado mostram que cada vez mais as pessoas passam a comprar pela internet até mesmo depois de conhecerem o produto em lojas físicas. Outra grande vantagem é que os provedores oferecem soluções prontas, dispensando a contratação de programadores e web designers.

9.   Invista em computação na nuvem
Acredito que todos já utilizem algum serviço na nuvem – emails do Gmail, Hotmail e Yahoo! já são soluções baseadas na nuvem. Porém, hoje em dia, existem mais serviços disponíveis nessa plataforma. A Microsoft acaba de lançar o Office 365, que disponibiliza na nuvem os programas do tradicional pacote Office, licenciando por usuário e com pagamento mensal o acesso às ferramentas. Há diversas outras soluções e até mesmo servidores na nuvem, vale a pena conhecer melhor as opções para o seu negócio.

10.  Crie um canal de comunicação e divulgação com as redes sociais
O Brasil sempre foi um dos países com maior adesão a esse tipo de plataforma. Diariamente milhares de pessoas criam contas em redes como o Twitter e o Facebook e, por isso, é uma ótima forma de interagir e conquistar novos consumidores. Essas redes permitem uma maior proximidade com seu cliente quando ele não está na sua empresa e leva sua marca a uma quantidade maior de pessoas. Crie uma estratégia e ingresse hoje mesmo em uma rede social, porém, ofereça conteúdo diferenciado e com regularidade, para não dar um “ar de abandono”, o que com certeza trará resultado oposto ao esperado.
Dica Extra: Google e MicrosoftEssas duas empresas inovam constantemente e estão oferecendo grandes soluções (muitas delas gratuitas) para o mercado corporativo. Vale sempre a pena estar atento as novidades:
Microsoft•  Grátis é melhor: reúne modelo de documentos e planilhas, além de oferecer treinamentos gratuitos e dicas de produtividade

•  Communicator: versão corporativa do MSN, que permite a comunicação entre usuários de uma rede, além de chamadas via VoIP

•  Office 365: solução de cloud computing do pacote Office. Permite o compartilhamento de arquivos em um grupo e edição de qualquer lugar que tenha acesso a internet

• SharePoint: ferramenta de compartilhamento de arquivos para utilização por um grupo de usuários, espécie de biblioteca online

• SkyDrive: disco-virtual que permite o upload de até 25 GB de informações. Excelente para backup ou compartilhamento de arquivos
Google• Docs: solução online para criação e edição de documentos, planilhas, apresentações, etc.

• Apps: ferramenta que reúne email corporativo, agenda, mensagem instantânea, documentos, etc. a partir de um domínio de internet existente

• Places: cadastre o endereço de sua empresa para que em pesquisas na internet de endereços próximos apareçam seus dados

• Trends: compara, por região geográfica, a busca por termos e palavras. Ideal para uma analise de mercado, por exemplo

• Analytcs: permite analisar o tráfego de seu site, tempo médio de visitas, origem dos usuários

• AdWords: publicidade baseada em palavras dentro do sistema de buscas do Google, onde a cobrança é feita com base em cliques

Além dessas dicas, é importante observar o básico, como empreender no que gosta; ter uma visão de futuro, para saber se a opção escolhida de fato tem um bom mercado para ser explorado; escolher o sócio corretamente; e evitar empréstimos.

Por Humberto A. Izabela - diretor da Promisys

domingo, 22 de janeiro de 2012

Para que serve um barômetro?


A pressão do ensino

Anda circulando pela Internet uma historinha falsa, mas muito edificante. Nossa versão foi retirada do site do professor de ciências da computação Valdemar Serzer, da USP. Uma versão em francês (também reproduzida no site) afirma que a história é do começo do século.

Há algum tempo recebi um convite de um colega para servir de árbitro na revisão de uma prova de física que recebera nota zero. O aluno dizia merecer nota máxima. Professor e aluno concordaram em submeter o problema a um juiz imparcial, e eu fui o escolhido.

Chegando à sala de meu colega, li a questão da prova: Mostre como se pode determinar a altura de um edifício bem alto com o auxílio de um barômetro. A resposta do estudante foi a seguinte: Leve o barômetro ao alto do edifício e amarre uma corda nele; baixe o barômetro até a calçada e em seguida levante, medindo o comprimento da corda; esse comprimento será igual à altura do edifício.

Sem dúvida a resposta satisfazia o enunciado, e por instantes vacilei quanto ao veredicto. Recompondo-me rapidamente, disse ao estudante que ele tinha respondido à questão, mas sua resposta não comprovava conhecimentos de física, que era objeto da prova. Sugeri então que ele fizesse outra tentativa de responder à questão. Meu colega concordou prontamente e, para minha surpresa, o aluno também.

Segundo o acordo, ele teria 6 minutos para responder à questão, demonstrando algum conhecimento de física. Passados 5 minutos, ele não havia escrito nada, apenas olhava pensativamente para o forro da sala. Perguntei-lhe então se desejava desistir, pois eu tinha um compromisso logo em seguida. Mas o estudante anunciou que não havia desistido. Ele estava apenas escolhendo uma entre as várias respostas que concebera.

De fato, um minuto depois ele me entregou esta resposta: Vá ao alto do edifício, incline-se numa ponta do telhado e solte o barômetro, medindo o tempo t de queda desde a largada até o toque com o solo. Depois, empregando a fórmula h = (1/2)gt2, calcule a altura do edifício. Nesse momento, sugeri ao meu colega que entregasse os pontos e, embora contrafeito, ele deu uma nota quase máxima ao aluno.

Quando ia saindo da sala, lembrei-me de que o estudante havia dito ter outras respostas para o problema. Não resisti à curiosidade e perguntei-lhe quais eram essas respostas. Ele disse: Ah! Sim, há muitas maneiras de achar a altura de um edifício com a ajuda de um barômetro. Por exemplo: num belo dia de sol pode-se medir a altura do barômetro e o comprimento de sua sombra projetada no solo, bem como a do edifício. Depois, usando-se uma simples regra-de-três, determina-se a altura do edifício. Um outro método básico de medida, aliás, bastante simples e direto, é subir as escadas do edifício fazendo marcas na parede, espaçadas da altura do barômetro. Contando o número de marcas tem-se a altura do edifício em unidades barométricas. Um método mais complexo seria amarrar o barômetro na ponta de uma corda e balançá-lo com um pêndulo, o que permite a determinação da aceleração da gravidade (g). Repetindo a operação ao nível da rua e no topo do edifício, obtêm-se duas acelerações diferentes, e a altura do edifício pode ser calculada com base nessa diferença. Se não for cobrada uma solução física para o problema, existem muitas outras respostas. Minha preferida é bater à porta do zelador do prédio e dizer: ‘Caro zelador, se o senhor me disser a altura deste edifício, eu lhe darei este barômetro’.

A essa altura, perguntei ao estudante se ele não sabia qual era a resposta esperada para o problema. Ele admitiu que sabia, mas estava farto das tentativas do colégio e dos professores de dizer como ele deveria pensar.

Fonte
PARA que serve um barômetro? Disponível em: <http://www2.ufpa.br/ensinofts/barometro.html>. Acesso em: 24 jan. 2007.
www2.ufpa.br
Um site que trata de forma integrada ciencia (fisica), tecnologia e sociedade para a construcao da cidadania. Com um grande suporte teorico para o ensino de ciencias.

sábado, 21 de janeiro de 2012

23 Tweetable Insights From "The Lean Startup"


23 Tweetable Insights From

23 Tweetable Insights From “The Lean Startup”


1) Our future prosperity depends on the quality of our collective imaginations. [tweet]
2) A startup is a human institution designed to create under conditions of extreme uncertainty. [tweet]
3) The answer to strategic plans being difficult and disorienting is *not* to rely on chaos. [tweet]
4) The goal of a #leanstartup is to move through the build-measure-learn feedback loop as quickly as possible. [tweet]
5) Lean thinking defines value as providing benefit to the customer; anything else is waste. [tweet]
6) The goal of a #leanstartup is to learn what is valuable to the customer. [tweet]
7) Leaning is the essential unit of progress for startups. [tweet]
8) Test assumptions you’ve made about your business, its customers and how you’re serving them. [tweet]
9) Our job is to find a synthesis between our vision and what customers will accept, not just to capitulate. [tweet]
10) Just trying to make the customer happy does not produce a sustainable business model. [tweet]
11) True startup productivity is not just making more stuff, but systematically figuring out the right things to build. [tweet]
12) If you don’t know what you’re testing, all the results in the world will tell you nothing. [tweet]
13) Begin with a clear hypothesis that makes predictions about what is supposed to happen. [tweet]
14) The goal of every startup experiment is to discover how to build a sustainable business around the vision. [tweet]
15) It’s not enough to just give it a whirl; you’ve got to give it a whirl with purpose and direction. [tweet]
16) Early adopters are those who crave a solution to the problem you’ve identified. [tweet]
17) Ask yourself: Do consumers recognize that they have the problem you are trying to solve? [tweet]
18) Build not only a product that can sell well, but a platform through which to deliver it. [tweet]
19) If we do not know who the customer is, we do not know what quality is. [tweet]
20) The three A’s of metrics: actionable, accessible and auditable. [tweet]
21) Vanity metrics allow you to form false conclusions and live in your own private reality. [tweet]
22) Lethargy and bureaucracy are not the inevitable fate of companies as they achieve maturity. [tweet]
23) Be tolerant of all mistakes the first time, not don’t make allow the same mistake twice. [tweet]

sábado, 14 de janeiro de 2012


  • 2 de Janeiro
    Aline Francescon
    • aee feliiz ano novoo
  • 2 de Janeiro
    Danilo Truszko
    • uhuuuulllll Feliz ano pra vc tb  Eba!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • há 2 horas
    Aline Francescon
    • aeeee parabeeens
    • ja sei quem procurar qndo for processar meu chefe
  • há 2 horas
    Danilo Truszko
    • preciso dos meus serviços estou à disposição, por enquanto apenas bancário, rsrs
    • e eh claro obrigado 
  • há 2 horas
    Aline Francescon
    • hauha
    • maginaa =]
    • mas tipo qual area ou sei la como vc q vc vai atuar? trabalhista? criminal? se é assim q chama ne,nao entendo nd disso
  • há 2 horas
    Danilo Truszko
    • quando sair (e se sair da Caixa) tenho dois planos:
    • 1) arrumar algum contato e ficar durante um tempo quase como estagiário aprendendo bastante da a´rea que seguir ou
    • 2) trabalhar por conta própria oferecendo assessoria jurídica em contratos comerciais, locação de imóveis, tb na a´res trabalhista no apoio do RH,
    • e também advogar com demandas simples das áreas civel, trabalhista (como meter o chefe no pau, rssr) e tributária
  • há ± 1 hora
    Aline Francescon
    • ahuhau na academia q eu trabalho 80% dos funcionarios nao tem registro
    • e 50% estao a quase 2 anos
    • hauhauhauah
    • eu torço pra aparecer la o ministerio do trabalho
    • hauhauha
  • há ± 1 hora
    Danilo Truszko
    • mas geralmente é assim mesmo
  • há ± 1 hora
    Aline Francescon
    • la é td errado mas blz,nao vejo a hr de sair
  • há ± 1 hora
    Danilo Truszko
    • pois dps que o funcionário é demitido fazem um acordo (nulo) em alguma camara de arbitragem e acabam nem a metade do total devido
    • acabam pagando*
    • torcendo pra q encontre um emprego melhor
  • há ± 1 hora
    Aline Francescon
    • ah tem varios estagios pro ai
    • mas pagam mtooo pouco
    • dai nao da pra pagar a facu
    • to esperando conseguir bolsa
  • há ± 1 hora
    Danilo Truszko
    • estágio é complicado, e emprego por aí tão pagando muito pouco
    • mas dps essa situação mudará
  • há ± 1 hora
    Aline Francescon
    • é,isso qndo estagio de rtv é remunerado ne
    • ja consegui alguma hrs com a record
    • to tentando no game show da eco tv
    • e uma produtora de filme stop motion e animação
    • mas tds esses só ganho hrs de atividades complementares
  • há ± 1 hora
    Danilo Truszko
    • putz q bad, eh so exploração o q os cara fazem com pobre do estagiário
  • há ± 1 hora
    Aline Francescon
    • éé  o da record foi 2 dias,qndo teve o quadro sonhar mais um sonho em sbc
    • o da eco tv é só de sabado
    • e o da produtora eu resolvi ser tipo um trabalho voluntario pq nao da pra ganhar o salario de estagiario e trabalhar só 2 meses
    • dai eu saio da academia e vou direto pra la q é bem perto e fico algumas hrs só,ate q eles quiserem
    • até qndo*
    • stop motion é o q mais da dinheiro,é uma produtora de comerciais
    • entao tem varios contatos bons alii
  • há ± 1 hora
    Danilo Truszko
    • é uma area q ta crescendo bastante,... me lembrei agora n sei se interessara mas ja mandou curriculo aki pro "shoptour" do abc, a sede deles fica alpi proximo ao shopping abc
  • há ± 1 hora
    Aline Francescon
    • naooo
    • nao mandeii
    • vouu mandaar tbm,esses dias um amigo foi fazer entrevista na produtora q traz C.S.I. pro Brasil
  • há ± 1 hora
    Danilo Truszko
    • apenas um brainstorm q tive agora pois cheguei a atender eles la no banco
  • há ± 1 hora
    Aline Francescon
    • mtoo booa,ate q paga bem e tem beneficios mas ele teria q estudar de manha e ele nao quis
  • há ± 1 hora
    Danilo Truszko
    • quem sabe sobra pra vc a vaga dele,rsrs
  • há ± 1 hora
    Aline Francescon
    • é q ele tem uns curso extra de edição e tem ingles fluente
    • eu dele teria ficado
    • msm q tivesse q estudar de manha
    • esse vale a pena mudar
  • há ± 1 hora
    Danilo Truszko
    • Uma frase q ta bem lado da conversa no face: Se alguém é capaz de fazer algo, vc também é! sugestiva 
  • há ± 1 hora
    Aline Francescon
    • =]
    • é to montando um portifolio
    • nao tenho curso mas tem coisa q consigo fazer
  • há ± 1 hora
    Danilo Truszko
    • mas do curriculo, o q vida cobra é se vc saber fazer aquele srviço, se vc será a solução pra um dado problema, o currículo acaba sendo um bonus e não a essencia
    • então vai lá, conquiste e arrasse!!!
  • há ± 1 hora
    Aline Francescon
    • até o final do mes vao chamar pra entrevista da agencia de comunicação da meto,tinha umas 30 pessoas pra no maximo umas 4 vagas de preferencia isso ja vai ter q estar pronto
  • há ± 1 hora
    Danilo Truszko
    • é isso ai, aproveite todas as oportunidades, uma delas surgirá, e será essa !!!
  • há ± 1 hora
    Aline Francescon
    • com certeza os trabalhos voluntarios embora nao remunerado jaá supri a falta de alguns cursos
    • da pra aprender bastante,serve pro curriculo e por netwoking q td mundo dessa area deseja
  • há ± 1 hora
    Danilo Truszko
    • gostei de ver, intencionalmente ou não você está realizando um planejamento estratégico. Danilo curtiu isto
  • há ± 1 hora
    Aline Francescon
    • hauhauhuahuah
    • já levei uns tombos sem nem ter começado praticamente
    • é tipo bbb essa area
    • sem zua huahuaah aquele q se faz de amigo de td mundo e adora td mundo é o mas se da bem
    • eu nao gosto disso,mas qnto mais gente conheçer melhor é
    • aquele menino tava no meu niver o japa ele é o pior de tds,ta certo ele a profissão é assim,mas ele é tipo o cowboy do bbb q o alemão ganhou
    • se pra cada mes do ano eu fizer trabalho comunitario em um lugar diferente ano q vem ja vou ter mtooos mais contatos e saber o triplo
  • há ± 1 hora
    Danilo Truszko
    • se consola estas pessoas até atingem sucesso, mas até um certo de ponto e de lá não passam e de lá elas não passam, devido a mediocridade delas. Não entendo bufalhas desta area de rtv, mas não difere de qq outro setor deste mundo corporativo
    • vc está no caminho correto, analise td aquilo q precisa fazer pra atingir o sucesso/garantir o seu lugar ao sol, e trilhe ele
  • há ± 1 hora
    Aline Francescon
    • pois é,ele é tão sei la nao sei a palavra,ele abusa tanto da boa amizade dos outros q até hj ta na msm,ele tem mtas cursos extras,saiu na frente por entender mto de mac e os melhores programas de edição,ja morou na alemanha,tem ingles mto bom e ta msm q eu,eu nao curto o jeito dele,eu faço o meu e pronto,divulgo converso com quem eu gosto msm nao faço tipo la,nesse curso td mundo é mto puxa o tapete do outro é pessimo ja pensei em desistir
  • há ± 1 hora
    Aline Francescon
    • mas eu gosto mto pra desistir
  • há ± 1 hora
    Danilo Truszko
    • já pensei por isso lá na Caixa, infelizmente isto às vezes/muitas vezes acontece. Conquiste aliados pois estes valem mais do que conquistas materias. Conquiste verdadeiras amizades, com eles você viverá a sua vida e não a dos outros. Não desista, siga em frente. Tem uma frase interessante sobre otimismo: "Espere o melhor, mas esteja preparado, se necessário, para enfrentar o pior. Isso é o que eu chamo de otimismo de verdade. Quem age assim, as chances de que 2012 seja o melhor ano de suas vidas serão muito maiores."
  • há ± 1 hora
    Aline Francescon
    • concordoo,to ate lendo uns 3 livros de auto ajuda,otimismo essas coisas,pq a coisa é meio feia lá
  • há ± 1 hora
    Danilo Truszko
    • Tem gente q se acha o rei da cocada preta, pois possui um curso la do caralho a 4, ganha tantos mil por mes, masnão enxergo uma pessoa verdadeiramente feliz, não enxergo uma pessoa q realmente entenda o que é a palavra Viver. Perserve, trabalhe, e conquiste, mas do seu jeito. Penseforadacaixinha#
  • há ± 1 hora
    Aline Francescon
    • ja é estressante,tem mta coisa pra fazer e talz se nao tiver mtoo otimismo msm nao vai
    • to lendo o poder do subconsciente,sempre leio o o outro eu e to com o o que realmente importa
    • qlqr area é dificil mas comunicação é bem competitivo
    • imagina publicidade como é
    • deve ser pior ainda
    • tiro de base o programa do roberto justus
    • td bem q eu sei q eles editavam mto bem aquiloo
    • mas ali dava pra ver bem como é a area de comunicação
  • há ± 1 hora
    Danilo Truszko
    • Ah sim. Aquilo era um program de tv. è uma extremamente competitiva. Infelizmente muitas pessoas acabam se perdendo no caminho, se eskecem de quem elas realmente são.O caminho será árduo, mas caberáCabe a você e a mais ninguém fazer valer cada lágrima derramada.
  • há 58 minutos
    Aline Francescon
    • com certezaa,esse ano começei pelas radio,depois emissoras agora vou tentar estagio em produtoras
  • há 54 minutos
    Danilo Truszko
    • vamos lá com força total o ano de 2012 tá apenas começando. Acredite em si mesma, e trabalhe com afinco. Uhuuuu!!!!
  • há 49 minutos
    Aline Francescon
    • sei q esse ano vai seer mtooo mais complicado q ano passado,mas tbm vai ser mais legaaal,vamso ter q contratar atores profissionais e td mais
  • há 47 minutos
    Danilo Truszko
    • q legal  deve ser mó divertido esse tal de rtv
  • há 44 minutos
    Aline Francescon
    • é mto legal,vc não é nd e se acha maior importante hahauah tem mtas coisas legais e da pra levar na brincadeira e depois virar realidade
    • um grupo antigo tinha q criar uma radio,dai criaram a radio cotonete
    • slogan: a radio q penetra no seu ouvido
  • há 43 minutos
    Danilo Truszko
    • kkkkkkkkkkk
  • há 43 minutos
    Aline Francescon
    • uma coisas nd a ver mas blz os prof ainda gostam disso
    • hauhauah
  • há 41 minutos
    Danilo Truszko
    • eu curto, imagina vc fazendo sucesso no futuro, quem sabe um programa na tv, radio... internet
  • há 40 minutos
    Aline Francescon
    • eu nao qro aparecer
    • eu qro só ser rica
    • hauahuaha
    • qro ter uma produtora de comercial tbm
    • nao da pra saber o segmento ainda,stop motion,propaganda pra radio,internet,celular
    • eu dependo da tecnologia
    • e já me avisaram q as proximas novidades serao cada vez mais absurdas
    • tem um instituto de tecnologia nos eua os cientistas q trabalham nele "vivem" 3 decadas a nossa frente
    • não da pra imaginar o q vem por ai
  • há 36 minutos
    Danilo Truszko
    • só sabemos q será diferente
  • há 36 minutos
    Aline Francescon
    • demais
    • eu até tenho medo da tecnologia
    • eu duvido mto q o mundo acabe em agua
    • vai acabar em tecnologia msm
  • há 34 minutos
    Danilo Truszko
    • rsrs e vai mesmo, e a tecnologia estará presente em tudo, hj em dia já tao inventando uma maquina de lavar roupa de comunicando com o seu smartphone literalmente
  • há 33 minutos
    Aline Francescon
    • nao sei em qual lugar do mundo,mas sei q ja tem identificação de humanos por chip
  • há 33 minutos
    Aline Francescon
    • vc nao precisa mais carregar seu rg junto
    • vc ja tem um chip em vc
  • há 32 minutos
    Danilo Truszko
    • q medo, daqui a gente ta passando no supermercado e aparece o nosso preço na telinha do atendente, rsrs
  • há 29 minutos
    Aline Francescon
    • née,acredito q sera algo mais ou menos assim: vc vai no mercado comprar alguma coisa com cartao dai vc passa o seu chip em algun sensor tipo aqueles pra reconhecer codigo de barras dos produtos e pelo chip o sensor reconhece quem vc é,e ja tam dos dados da sua conta no banco,sua senha e td maisl
  • há 29 minutos
    Aline Francescon
    • não haveria mais assalto a não ser q alguen queira roubar seu chip
    • cortando seu braço,suponhamos
  • há 28 minutos
    Danilo Truszko
    • Pior q já inventaram isso e já ta funcionando
    • certificação digital
  • há 28 minutos
    Aline Francescon
    • caramba
    • pra preso né?
  • há 27 minutos
    Danilo Truszko
    • por meio dele vc pode passar esse cartão cartão dar a contra senha e realizar e acessar informaçoes de tudo tipo suas eh muito loko
    • não pra qq um
    • Outros benefícios estão associados à vida fiscal da pessoa, já que o Centro de Atendimento ao Cidadão Virtual disponibiliza diversos serviços, como parcelamento de débitos e emissão de procurações eletrônicas. Por meoio deste portal é possível acompanhar toda a vida fiscal do cidadão, seu histórico e, além disso, quem tem certificação eletrônica recebe mais rapidamente a restituição do imposto de renda, pois seus dados são processados mais rapidamente
  • há 22 minutos
    Aline Francescon
    • mas é com chip em humanos?
  • há 20 minutos
    Danilo Truszko
    • ainda não, rsrs é através de um cartão com chip, igualzinho os dos cartões de banco, estes inclusive já estão saindo com possibilidade de ser usado a certificação digital
    • é simplesmente um forma eletronica de assinatura e acesso a informações, de maneira segura da pessoa
  • há 13 minutos
    Aline Francescon
    • tendiiii,moooh modernooo,tenho medo disso hauhauha
      Booom Danilo vou sai um pouco mais tarde eu volto,beiiijos bao noite e boaa sorteee aii na nova jornadaaa
  • há 13 minutos
    Aline Francescon
    • beijos
  • há 11 minutos
    Danilo Truszko
    • blz, muita sucesso na sua empreita e obrigado por tudo!!!! bjos ebaaaa!!!
  • há 10 minutos
    Aline Francescon
    • maginaa,eu q agradeçoo,é noooois õ// hauha bjs