domingo, 4 de setembro de 2011


Depois de 20 anos trabalhando com recrutamento e seleção, treinamentos e formação de executivos e empreendedores, concluí que se você fizer uma pesquisa com 1000 pessoas, vc encontrará o seguinte resultado:

1. Você deseja vencer na vida?
. 100% vão responder que sim.

2. Você gostaria de ter uma oportunidade de desenvolver um trabalho que lhe desse oportunidade de vencer na vida?
. 100% vão responder que sim.

3. Contrate essas 1000 pessoas e lhes diga: Tudo que vc tem que fazer é A,B,C,D,E e F. Isso vai dar bastante trabalho, mas muito trabalho e ainda vai desafiar a sua perseverança todos os dias. Mas se você cumprir a sua parte que depende exclusivamente de você, você tem a garantia de que vai vencer na vida.

. 20% vão desistir no 1º dia e dizer: "não é a minha área";
. 20% vão desistir na 1ª semana e dizer: "não me identifiquei com o trabalho";
. 20% vão desistir no 1º mês e colocarem a culpa na empresa;
. 10% vão desistir até o 3º mês e dizer: "sou muito qualificado para isso";
. 10% vão desistir porque a família é contra o seu trabalho;
. 10% vão desaparecer sem sequer se despedir por vergonha;
. 9% não vão desistir mas também não serão produtivos o suficiente e vão se conformar com isso, ficando com suas carreiras estagnadas.
. 1% vão vencer e se tornarão líderes. Esses não leram histórias sobre vitórias e nem ouviram falar sobre vitórias através de alguém que lhes contou. Eles experimentaram a vitória. Eles venceram porque perseveraram, superaram-se e seus ideais foram maiores do que os obstáculos que, pessoas comuns usam como motivo para desistirem e mudarem de rumo. Por causa disso, suas palavras terão autoridade e o seu brilho vai encorajar os fracos e desafiar os fortes. Eles farão diferença não apenas em suas vidas e de suas famílias, mas eles serão como uma árvore onde os pássaros vão repousar nos seus galhos, assim como na sombra de suas folhas.

Conclusão: O sucesso não é somente uma questão de oportunidade. É pra quem, além de receber a oportunidade, quer de verdade mudar de vida. Não apenas melhorar de vida, mas realmente mudar. Esses não vão fugir da raia diante das dificuldades e quando encontrarem a oportunidade, vão agarrá-la e não vão soltá-la de forma alguma.

Em que parte da estatística você deseja fazer parte? Suas atitudes valerão mais do que o que você acabou de responder em sua mente...


Apesar de ser uma pesquisa fictícia, ela representa uma realidade que testemunho de forma empírica há mais de 20 anos. Eu trabalho incansavelmente para encontrar os que fazem parte dos 1% desta estatística. A notícia boa é que vale muito a pena :) Toda minha equipe de diretores são o resultado desses 1% angariados ao longo do tempo. Este é o maior patrimônio da empresa que trabalho e tenho a honra de liderar.

Se vc trabalha com recrutamento e seleção, não desanime. Você também deve perseverar para encontrar os talentos que você tanto busca. Um talento encontrado que realmente queira mudar de vida, compensa as repetitivas histórias que você vai ouvir dos que abrem mão dos seus objetivos por causa das dificuldades.


Flávio Augusto
Geração de Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário